O lema da vida de Frei Salvador descreve sua personalidade simples que chamava a atenção. O religioso surpreendia a todos levando uma vida extraordinária, mas realizando atividades comuns

frei 3
A simplicidade era marca registrada de Frei Salvador Créditos: A Vida de Frei Salvador Pinzetta – arquivo Facebook

Simplicidade, fé e trabalho. Estas foram as marcas da vida de Hermínio Pinzetta. Um dos 12 filhos de Isabela Romani e Fiorentino Pinzetta. Frei Salvador Pinzetta, como ficou conhecido, nasceu no município gaúcho de Casca em 27 de julho de 1911. Quando criança, ajudava os pais no trabalho da roça e sempre demonstrou interesse pela oração. Aos 32 anos de idade, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos de Marau, onde iniciou sua vida religiosa. Em 1948, foi para o Convento Sagrado Coração de Jesus, em Flores da Cunha, onde permaneceu até sua morte.

Frei Salvador exerceu o Ministério Extraordinário da Eucaristia e do Serviço dos Enfermos. Teve uma vida de muita devoção a N. Sra. e dedicação aos trabalhos na horta: “todos os dias ele percorria a pé os 2 km que separavam o convento da horta dos freis, fizesse chuva ou sol. O frei estava sempre com os pés descalços e caminhava rezando o rosário”, conta a coordenadora de catequese da Paróquia N. Sra. de Lourdes, Geni Fontana.

Vítima de um derrame cerebral, Frei Salvador faleceu em 31 de maio de 1972, com 61 anos de idade. Sua fama de santidade foi responsável pela criação de um memorial com cartas, fotos e objetos depositados por fiéis de diferentes lugares, que agradecem por uma graça alcançada. O espaço está localizado na Igreja do Eremitério Frei Salvador, ao lado de onde repousam os restos mortais do religioso.

Foi pela intercessão de Frei Salvador que muitos doentes dizem ter se curado de doenças que os médicos diziam não ter mais tratamento. O testemunho dessas pessoas e a fé nas graças e milagres concedidos pelo religioso, foi o ponto de partida para o processo de beatificação de Frei Salvador. O processo da Causa da Beatificação foi aberto em 1978, mas oficializado em 2008, e atualmente aguarda a aprovação da Congregação das Causas dos Santos, para seguir o caminho da comprovação dos milagres e, por fim, alcançar a beatificação.

frei 4
O Eremitério recebeu o nome de Frei Salvador, uma homenagem da comunidade.// Créditos: Karine Bergozza

 

Leia mais sobre a história das romarias ao Eremitério Frei Salvador

Após a morte de Frei Salvador, o atual Eremitério onde antes ficava a horta dos freis, popularizou-se como Eremitério Frei Salvador Pinzetta. É exatamente este trajeto percorrido por Frei Salvador que hoje, milhares de fiéis percorrem todos os anos, para pedir e agradecer bênçãos: “as pessoas que vêm para a romaria querem resgatar o espírito do Frei Salvador. Dedicam um tempo para Deus, para se conectar com a natureza. Seguindo o exemplo do Frei”, destaca Geni, que considera as romarias a melhor forma de homenagear alguém que foi tão importante para a comunidade.

Anúncios