O primeiro canal de vídeos de humor no Instagram inova no uso da ferramenta e entra em uma fase de mudanças com um projeto ambicioso: fazer você sair do automático.

Com uma bagagem de mais de 120 publicações, acumulando um total de 873 mil curtidas e 122 mil comentários, a produtora audiovisual 1Quarto – que atua com foco na web – quer ir além dos esquetes cômicos.

O “start” dessa nova fase aconteceu após a produção da websérie Destino – Uruguai que, em julho deste ano, concorreu ao prêmio de melhor série no TOOF – The Online Film Festival.

Além desse prêmio, o 1Quarto recebeu outras três indicações em festivais: Los Angeles Cine Fest (melhor websérie) e Rio WebFest (melhor série nacional – 1Quarto e melhor série variedades – Destino).

A partir dessas experiências, a produtora decidiu atuar com foco em webséries criativas e conteúdo diversificado, levando ao seu público uma visão real sobre o cenário em que os próprios vivem.  

Diogo Severo, criador do I/QRT. (Foto: Tuany Areze)
Diogo Severo, criador do I/QRT. (Foto: Tuany Areze)

“Nossa ideia é levar para a gurizada um conteúdo mais relevante, incentivando-os a produzir e buscar conteúdos de maior relevância na web”, conta Diogo Alves de Severo, o responsável por trás do 1Quarto.

Este novo viés irá possibilitar a abrangência de qualquer área e assunto e também estimular uma produção “panca aberta”: qualquer pessoa que cria conteúdo pode ter seu trabalho divulgado pelo 1Quarto – que vai agir como uma espécie de incubadora audiovisual.

Instazine – experiência editorial

O uso do Instagram como plataforma de divulgação de conteúdo irá atingir outro patamar com esta mudança na produção dos conteúdos do 1Quarto, pois o conceito “Instazine” é relativamente novo.

“Vai ser um trabalho colaborativo com os artistas da região e não serão somente vídeos, pois vamos explorar a plataforma do Instagram com projetos fotográficos, viagens e tudo o que está acontecendo no ‘role’’, explica Severo.

O 1Quarto – ou, a partir de agora, 1 / Q R T – vai funcionar como uma espécie de revista digital sobre o “role” (termo contemporâneo para cotidiano), em que sua abordagem do digital é totalmente experimental.

Serão novas maneiras de contar histórias, explorando cada singularidade iminente a fim de mostrar e valorizar a diferença entre as pessoas, criando assim uma nova experiência editorial – uma combinação de design inteligente, da cena artística independente e a experiência do usuário.

Os fãs dos vídeos podem ficar tranquilos, pois Severo ressalta que o “carro chefe” de toda essa reformulação serão as webséries. A próxima estreia é a websérie de oito episódios “Dois Quartos”.

Nela, o convívio de três amigos que dividem o mesmo apartamento, mas que são completamente diferentes será retratado. Os episódios serão divulgados de três em três dias, a partir da próxima semana, dia 21 de outubro. Confira o primeiro dos teasers

1 / Q R T

Toda essa mutação do 1Quarto é sintetizada nas palavras de Severo: “o nosso objetivo é inspirar a galera a pensar diferente, sair da rotina e considerar a relevância de suas singularidades para o convívio coletivo, pois você cria a sua realidade”, finaliza.

A nova identidade visual, criação de Leonardo Lucena. (Imagem: Divulgação)
A nova identidade visual, criação de Leonardo Lucena. (Imagem: Divulgação)

Uma parte disso pode ser observada na apresentação da nova identidade visual, que versa sobre esse chamamento citado por Severo, além de deixar um convite. Confira abaixo:

“Movimento. Choque. Comportamento. Simplicidade. Convergência. Emoção. Tudo o que colore a essência é absoluto.

A eternidade, uma vida inteira ou 15 segundos. O que eu e tu somos e sempre seremos independe de tempo pra ser.

É a energia única das coisas que sacode o universo em uma perfeita e eterna frequência de infinitas cores diferentes.

Infinitas linhas não paralelas que crescem nas duas pontas e se cruzam aleatoriamente ao longo do role.

Cada uma delas tem sua história. E a gente quer saber. ”  

Imagem externa: Aline Chaves